PUBLICIDADE

Volume de combustíveis comercializado em MT cresce mais que média brasileira

PUBLICIDADE

Mesmo perdendo volume na comercialização de óleo diesel e gasolina, o aumento das vendas de etanol faz com que, de janeiro a abril deste ano, o total vendido em Mato Grosso seja 1,44% maior que no mesmo período do ano passado. No Brasil, o crescimento foi de 1,11% também puxado pelo etanol hidratado.

No óleo diesel, Mato Grosso perdeu 15,7 milhões de litros (-3%) do ano passado para este. A gasolina teve redução de 15 milhões de litros (-9,5%). Já o etanol hidratado, refletindo a queda de preços nos postos e a ausência de entressafra, cresceu 48,8 milhões (33,6%).

No comparativo 2014/2015 (janeiro a abril), os números foram os seguintes: óleo diesel 891,3 milhões para 875,5 milhões de litros, na gasolina 208,1 milhões para 193,1 milhões de litros e no etanol 157,8 milhões para 206,7 milhões.

Se a atividade econômica desaquecida e as paralisações dos caminhoneiros ocorridas no período podem ter determinado a perda de volume no óleo diesel, na gasolina a substituição por etanol foi de 3 pra 1, ou seja, para cada litro não vendido de gasolina foram comercializados 3 litros de etanol. Contribuem o aumento da frota de veículos flex e a grande vantagem do preço do etanol em relação à gasolina. Mesmo considerando que o rendimento do etanol é inferior ao da gasolina, os números asseguram um crescimento real no consumo.

Para Mato Grosso, o resultado negativo no diesel e na gasolina pode ser compensado, em parte, pelo expressivo aumento no consumo de etanol que, por ser produzido aqui, agrega valor na distribuição de renda e na geração de impostos, aquecendo nossa economia e reduzindo os recursos que enviamos para outros estados fornecedores de gasolina.

Na média Brasil, o consumo de óleo diesel diminuiu -2,9%, a gasolina -5,3% e o etanol cresceu 35,6%, sendo que na soma dos três combustíveis o país ainda conseguiu crescer 1,11%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Movimentação de cargas aéreas em Sinop se aproxima de 400 toneladas; Sorriso 160

O aeroporto presidente João Figueiredo, em Sinop, registrou de...

Febraban alerta para novo golpe sobre falsa investigação nas agências bancárias

Criminosos estão criando novas abordagens para golpes aplicados há...

Empresas de Juara contratam 433 profissionais e em Diamantino 215

Em Juara, empresas e indústrias ofertam 433 vagas de...

Sinop: empresas podem abrir no feriado de Nossa Senhora Aparecida

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop informou que...
PUBLICIDADE