Em agosto, a quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos caiu 4,17% em relação a julho, atingindo 1,536 milhão de folhas. De acordo com levantamento da Equifax divulgado nesta segunda-feira (13), na comparação com o mesmo mês de 2009, o volume de cheques devolvidos também diminuiu (-22,79%).
O consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, Alcides Leite, afirma que a queda é resultado do crescimento do nível de atividade econômica do País, com aumento da renda familiar e expansão do volume de crédito disponível ao consumo. A estimativa é que a tendência seja mantida até o final do ano.
Títulos protestados
O levantamento mostra ainda que, no mês passado, foram protestados 692.049 títulos, um aumento de 8,29% frente a julho. Na comparação com agosto de 2009, quando houve o protesto de 725.246 títulos, houve queda de 4,58%.
"A queda do volume de titulos protestados em agosto pode ser atribuída aos mesmos motivadores da redução de cheques devolvidos, ou seja, houve ampla melhoria no quadro econômico e no resultado das empresas", disse Leite.
Sobre a pesquisa
A análise de inadimplência da Equifax é baseada em informações públicas fornecidas pelo Banco Central, por meio de cartórios, juntas comerciais, fóruns e a partir das transações comerciais realizadas por 28 mil clientes em todo o País.
O banco de dados registra 338,8 milhões de informações positivas, 121 milhões sobre cheques sem fundos, 31,5 milhões de títulos protestados, 137,7 mil informações sobre falências, concordatas e recuperações judiciais e 8,7 mil registros de empresas golpistas.