As vendas de empresas mato-grossenses por comércio eletrônico (e-commerce) atingiram R$ 510 milhões no ano passado, uma redução de 19% em relação ao ano anterior, quando o movimento foi de R$ 630 milhões. Os dados foram divulgados, ontem, pelo ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com informações da Receita Federal.
Só Notícias apurou que os principais destinatários dos produtos são consumidores do próprio Estado (R$ 480 milhões), seguidos pelos de São Paulo (R$ 5,8 milhões) e de Minas Gerais (R$ 4,8 milhões). Já os principais produtos vendidos no total foram celulares, livros e televisores. Nas micro e pequenas empresas, foram madeira, livros e complementos alimentares.
Em relação às compras que os mato-grossenses fizeram de e-commerce em outros Estados, o movimento no ano passado foi de R$ 3,5 bilhões, aumento de 9,3% em relação ao ano anterior, quando o total foi de R$ 3,2 bilhões. As maiores vendas vieram de São Paulo (R$ 1,79 bilhões), Mato Grosso (R$ 48 milhões) e Minas Gerais (R$ 39 milhões).
O comércio pela internet movimentou R$ 225 bilhões em 2024 em todo Brasil; negócios com micro e pequenas empresas foram responsáveis por 30% desses valores.
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