As vendas nos shopping centers de Cuiabá, no período do Natal, ficaram abaixo das expectativas dos lojistas. De acordo com informações da União dos Lojistas de Shopping Centers (Unishop), houve decréscimo de 8% no movimento varejista.
Já a Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop) divulgou que o comércio dos shoppings brasileiros teve, no ano passado, o pior Natal em dez anos. De acordo com a entidade as vendas foram afetadas pela dificuldade de obtenção de crédito, pelas altas taxas de juros e pelas elevações do dólar e da inflação. Além disso, a insegurança em relação às medidas econômicas diminuiu a confiança dos empresários e dos consumidores, e o aumento do desemprego gerou insegurança.
Segundo o presidente da Unishop, Júnior Macagnam, a estimativa era uma projeção de alta de 5% nas vendas do setor para o período natalino. “Se compararmos as vendas de 2014 e 2015 no período do Natal notamos que o índice de decréscimo foi equivalente, já quem em 2014 houve queda de 4%. Isso porque no ano passado tivemos a expansão do número de lojas do Pantanal Shopping e a inauguração do Várzea Grande Shopping, o que pode gerar um resultado positivo”.
Para Macagnam, a alternativa para tentar amenizar o ano ruim para o comércio e iniciar o ano de 2016 com boas vendas é os lojistas investirem em treinamentos, em marketing e não fazer grandes estoques. “Não podemos nos basear em previsões. É em época de crise que as boas ideias surgem. Optar por liquidar ao invés de aumentar os preços dos produtos, dessa maneira fomenta os negócios”.