As vendas no comércio varejista em Mato Grosso caíram, em julho, pelo terceiro mês consecutivo. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que houve queda de 4,5%, em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado obtido é o 17º pior entre 27 unidades da federação.
Em junho, segundo o IBGE, Mato Grosso havia fechado com retração de 6,5% e em maio com 4,4%. No ano, o Estado acumula queda de 6,5%. Em 12 meses, a retração chega a 3,1%. A pesquisa revelou ainda que após uma queda considerada brusca no volume de vendas em fevereiro, o comércio vem se recuperando, mensalmente, porém, com menor volume de negociações em relação ao ano anterior.
A receita nominal de vendas ficou acumulada em 0,1% no ano, e em 3% em 12 meses.
No Brasil, pelo sexto mês consecutivo, as vendas recuaram. Em julho, na comparação com junho, a baixa foi de 1%, a maior, considerando o mês, desde 2000, quando teve início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (16).
Em relação ao mesmo mês de 2014, a retração foi ainda maior, de 3,5%. No ano, as vendas acumulam queda de 2,4% – a quinta taxa negativa e o pior resultado desde março de 2003, quando a baixa foi de 6,1%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula queda de 1%.