quarta-feira, 17/abril/2024
PUBLICIDADE

Vendas de veículos novos crescem 18,5% em sete meses em Mato Grosso

PUBLICIDADE
A Gazeta

Os 7 primeiros meses deste ano foram de retomada nas vendas de veículos. As concessionárias acumulam alta de 18,5% na comercialização, somando 62,176 mil unidades em Mato Grosso. No ano passado foram vendidas 52,459 mil. O desempenho mais positivo foi no segmento de veículos pesados, como ônibus e caminhões, que teve crescimento de 72,7%. Já automóveis e comerciais leves aumentaram os negócios em 7,9%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Automóveis e comerciais leves representaram 45,18% das vendas realizadas de janeiro a julho. Foram contabilizadas 28,093 mil unidades em 2019, contra 26,021 mil do mesmo período de 2018. Caminhões e ônibus, que representam 4,49% das vendas, cresceram de 1,616 mil unidades em 2018 para 2,791 mil este ano.

O segmento de pesados se destaca pela comercialização de unidades que foram negociadas ainda no ano passado, afirma o diretor da Fenabrave em Mato Grosso, Paulo Boscolo. “A compra foi grande no 2º semestre do ano passado e as indústrias vêm entregando ao longo deste ano. As motocicletas também cresceram acima dos automóveis, retomando o investimento que parou nos anos anteriores”. A venda de motos cresceu 17,59% este ano, totalizando 25,028 mil unidades, contra 21,284 mil de 2018.

Uma concessionária de veículos com loja em Cuiabá e Várzea Grande contabiliza crescimento de 9,5% na comparação com o ano passado, acima da evolução registrada no Estado no mesmo período. Anderson Yves, diretor comercial da empresa, diz que o aumento é resultado de um conjunto de fatores. “Esse aumento é em razão das promoções realizadas pela empresa, da volta da confiança dos clientes no mercado e da redução nas taxas de juros, que deixou as parcelas menores”.

Segundo ele, antes havia demanda reprimida pela troca de veículos. Com um contexto econômico mais atrativo, a demanda voltou e os consumidores encontram condições mais vantajosas para negociar, como a melhora na avaliação de preço do veículo usado utilizado na entrada e o parcelamento sem juros na compra do novo. “O 2º semestre sempre foi melhor que o 1º. Os bancos estavam muito conservadores na liberação de crédito e agora têm se mostrado mais flexíveis”.

No acumulado de janeiro a julho foram emplacados 2,2 milhões de veículos no país, que totalizam alta de 13,52% sobre o mesmo período de 2018, quando somou 1,9 milhão. O segmento de automóveis e comerciais leves apresentou aumento de 10,9%, totalizando 1,4 milhão de unidades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas em Diamantino contratam 517 novos funcionários, em Juara 88 e Mutum 49

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 517 vagas de...

Preço da cesta básica em Sinop tem leve queda e chega a R$ 761

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Setor florestal de Mato Grosso fatura US$ 104,6 milhões em negócios com 61 países

Indústrias madeireiras de Mato Grosso negociaram com 61 países...
PUBLICIDADE