PUBLICIDADE

Venda do diesel aumenta 7% em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Depois de encerrar 2015 com retração nas vendas, a demanda por etanol hidratado em Mato Grosso voltou a subir no primeiro bimestre deste ano, comparado com igual intervalo do ano passado. Já a procura por gasolina recuou, pela mesma base comparativa. Contudo, a maior negociação ocorreu com o óleo diesel, com aumento de 7,47% na demanda acumulada de janeiro a fevereiro, sobre os dois primeiros meses do ano passado. O combustível derivado do petróleo, utilizado no transporte rodoviário e no abastecimento de máquinas agrícolas, continua liderando a procura no Estado, ao totalizar 450,100 milhões de litros revendidos em janeiro e fevereiro deste ano, ante 418,785 milhões de litros no primeiro bimestre de 2015, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

No país, a procura pelo produto caiu 6,57% no mesmo intervalo, ao baixar de 8,804 bilhões de litros negociados durante os dois primeiros meses de 2015 para 8,226 bilhões no primeiro bimestre de 2016. As vendas de etanol hidratado reagiram e aumentaram ligeiramente (0,91%) no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, quando atingiu o volume total de 97,461 milhões de litros, ante 96,581 milhões/t em 2015. “O etanol continua mais vantajoso que a gasolina, somos um dos poucos estados do país onde o preço do etanol se mantém abaixo da gasolina”, comenta o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior.

Em todo o Brasil, a procura pelo biocombustível durante os dois primeiros de 2016 chegou a 2,350 bilhões de litros e também cresceu (8,58%) sobre o volume negociado em 2015, quando somou 2,164 bilhões de litros. De gasolina foram necessários 94,918 milhões de litros para movimentar os veículos no Estado, no começo deste ano, segundo a ANP. A quantidade recuou 0,99% em comparação com os 95,833 milhões de litros comercializados um ano antes. No país, as vendas de gasolina caíram 2,64% e baixaram de 6,970 bilhões de litros em 2015 para 6,786 bilhões/t neste ano, no primeiro bimestre.

Vantagem- “Eu só abasteço com etanol, não encho o tanque, mas à medida que vai acabando, reabasteço”, comenta o taxista Jaime Fermino Dutra, 56. Para ele, a vantagem está no preço do etanol, mais competitivo que a gasolina. Atualmente, se considerados os preços médios do etanol (R$ 2,70/l) e da gasolina (R$ 3,75/l) em Mato Grosso, cotados pela ANP, o etanol está menos vantajoso que a gasolina. O valor do litro do etanol corresponde a 71% do preço do litro da gasolina. A relação de vantagem é estabelecida quando a cotação do litro do biocombustível fica situado abaixo desse limite de 70%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE