PUBLICIDADE

Venda de veículos no mercado interno cresce 5,8%

PUBLICIDADE

A venda de veículos novos no mercado interno cresceu 5,8% no mês de junho com relação ao mês anterior. Em junho foram licenciados 256 mil novos carros contra 242 mil em maio. Em comparação a junho do ano passado, quando foram comercializados 198 mil unidades, o crescimento foi de 28,8%.

No acumulado do ano esse número chegou a 1.407.211 caros, 30% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados hoje, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Segundo a entidade, este é o melhor semestre da série histórica em termos de vendas.

De acordo com o balanço mensal da Anfavea, a produção de veículos também bateu recordes, com o aumento de 289 mil unidades em maio para 303 mil em junho (4,8%). Com relação a junho do ano passado, quando foram produzidos 246 mil, o aumento foi de 23%. No acumulado dos seis primeiros meses do ano foram produzidos 1.680.976 ante 1.385.488 (21,3%) no ano passado.

As exportações chegaram a 66 mil unidades em junho com uma elevação de 20,3% em relação a maio. Comparado a junho do ano passado o aumento foi de 3,7%. No acumulado do ano as exportações atingiram 366 mil unidades, o correspondente a -2,8% já que em maio foram exportadas 377 mil unidades.

Segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, o crescimento no setor deve continuar no segundo semestre, porém em ritmo mais moderado, devido ao patamar de produção e consumo que o mercado nacional tem atingido. “Nós chegamos agora a uma produção e consumo acima de 200 mil unidades, o que demonstra que o crescimento vai continuar ocorrendo, mas num ritmo mais cadenciado em relação ao que tem ocorrido nos últimos anos”.

Schneider afirmou que essa acomodação é extremamente positiva porque permite um planejamento mais estruturado e um crescimento a logo prazo e sem saltos e sustos. “Além de uma acomodação natural em uma cadeia produtiva, que é complexa e ampla, então é melhor crescer a mais logo prazo em um ritmo mais consistente do que em um curto prazo com grandes saltos”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE