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Venda de diesel S-50 aumenta em Mato Grosso

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A comercialização de diesel S-50 aumenta gradativamente nos postos mato-grossenses. Uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo/MT) constata aumento na demanda pelo produto mas aponta que a procura será maior no 2º semestre do ano, quando estarão nas ruas uma maior quantidade de caminhões com a nova tecnologia. A intenção do governo federal com o lançamento do combustível é reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Conforme a entidade, em um posto, localizado na BR-364, em Cuiabá, a venda semanal é de aproximadamente 15 mil litros de S-50. “Esta quantidade ainda é muito pequena em comparação com a venda do diesel comum, pois não atinge 20% do que comercializo em um dia. Mas a expectativa é de crescimento”, calcula Aldo Locatelli, presidente do Sindipetróleo e proprietário da unidade.

O revendedor Vilson Kirst, de um posto em Nova Mutum, afirma que nas primeiras semanas de janeiro vendeu cerca de 5 mil litros de diesel S-50. Atualmente comercializa uma média de 15 mil litros por semana. Já um posto em Sinop, conta com o produto desde dezembro de 2011, porém o início do consumo ocorreu mesmo a partir de janeiro.

Diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Júnior, prevê que as vendas ganhem força a partir deste mês. “Isso porque em abril o consumidor passa a encontrar nas concessionárias apenas os novos modelos de veículos. O aumento no comércio de veículos estimulará mais proprietários de postos a venderem o produto”, explica. “O investimento é elevado. Para adaptar tanques e bombas o investimento varia entre R$ 30 mil e R$ 100 mil, mas os postos têm se mostrado dispostos a investir”, relata o representante da entidade.

No Brasil, o novo diesel já está disponível em aproximadamente 1,2 mil postos de combustíveis. Em Mato Grosso, 30 já adaptaram tanques para comercializar. Deste total, 18 já ofertam o produto e atendem uma logística montada pelo próprio governo federal que permite que os veículos atravessem o Estado e não encontrem dificuldade em abastecer.

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