As vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 21,9 por cento em março contra fevereiro e 5,14 contra igual período de 2005, informou nesta terça-feira a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. No acumulado do primeiro trimestre, a alta foi de 13,48 por cento em relação aos três primeiros meses do ano passado.
“O setor de distribuição de veículos –excluindo máquinas agrícolas– apresentou não só o melhor mês de março da história, mas também o melhor resultado entre os primeiros trimestres”, afirmou em comunicado o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.
Foram emplacados 395.356 automóveis e comerciais leves de janeiro a março, contra 348.403 unidades no mesmo período de 2005. Apenas no mês passado, o número foi de 148.066. Os carros bicombustíveis representaram mais de três quartos das vendas no trimestre, de acordo com a Fenabrave.
A entidade atribui o bom desempenho à confiança dos consumidores na estabilidade econômica do país, apesar das incertezas no cenário político.
As vendas de caminhões e ônibus caíram quase 2 por cento no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para 22.134 unidades, segundo a Fenabrave.
A comercialização de máquinas agrícolas despencou quase 15 por cento de janeiro a março na comparação anual, para 4.761 unidades.
A Anfavea, associação que representa as montadoras, divulga seu balanço do setor, incluindo dados de exportações, na quinta-feira.