Proprietários de terrenos que foram limpos em 2011 pela prefeitura de Várzea Grande terão que pagar uma taxa pela limpeza e esse valor será incluído no Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano. O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Sampaio, disse por meio de assessoria que o valor a ser cobrado vai depender de uma série de fatores. Entre eles, o tamanho do terreno e principalmente da quantidade de entulho que foi retirado. A cobrança será realizada por metro quadrado.
"Estamos fazendo um trabalho junto com a secretaria municipal da Receita para definirmos um valor. Não podemos cobrar R$ 200 se o serviço de limpeza teve um custo de R$ 500", exemplifica o titular da pasta. A limpeza foi feita no ano passado durante o período mais intenso de combate à dengue. Segundo o secretário, muitos proprietários deixam os terrenos abandonados, pois não fazem a limpeza nem constroem muro. Com isso, vizinhos acham uma brecha pra transformar o terreno em depósito de lixo.
Sampaio frisa que desde o ano passado foi lançado uma campanha de conscientização para estimular que os moradores limpem seus quintais e terrenos baldios para evitar o avanço da dengue no município. O trabalho é uma ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Saúde, Promoção, Educação e Procuradoria Geral.
O lixo acumulado em quintais e terrenos baldios, onde são jogadas garrafas em geral, além de pneus, acabam servindo como criadouros do mosquito transmissor da dengue. Sampaio explica que em cerca de 90% dos casos da doença são de criadouros em entulho que fica no fundo de quintal.