As vantagens e oportunidades do negócio florestal sustentável farão parte das discussões de hoje, durante o segundo dia do workshop sobre ‘negócios florestais sustentáveis’, em Sinop. Mais de 100 pessoas estão participando do evento, que acontece no auditório do Senai.
A palestra que vai abordar as oportunidades de negócios da madeira será ministrada pelo presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), Jaldes Langer, às 18 horas. Langer destaca que existem boas oportunidas na produção de variados segmentos da madeira e que serão apresentadas durante o evento. “Hoje a produção da madeira, da lenha, da biomassa, cada vez mais está tendo valor”, enfatizou.
Outras palestras tratarão sobre ‘certificação no âmbito do sistema brasileiro de avaliação da conformidade’, com a secretária executiva do Cerflor, Maria Teresa Rezende, e ‘oportunidades do protocolo de Quioto e mecanismo de desenvolvimento limpo’, com Afrânio Migliari.
Ontem,foram apresentadas as linhas de crédito disponíveis para reflorestamento, entre elas a do Programa de Conservação da Natureza (Pronatureza), do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), e o programa MT Floresta, que tem como finalidade apoiar as atividades de florestamento, reflorestamento, pesquisa florestal, recuperação de áreas degradadas e das matas ciliares, manejo florestal sustentável, assistência técnica, extensão florestal, controle e fiscalização e da reposição florestal obrigatória.
O workshop é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e organizado pelo Sindusmad.