PUBLICIDADE

Validade de cartões pré-pagos de celulares pode ser ampliada para 6 meses

PUBLICIDADE

Enquanto as empresas e o Ministério Público Federal discutem na Justiça a legalidade do prazo de validade dos cartões pré-pagos de celulares, a Anatel vai tentar esticar o prazo de validade dos desses créditos.

Com uma nova regra, que vai a consulta pública provavelmente a partir da próxima quinta-feira, o prazo para que o usuário de celular gaste os créditos pré-pagos vai passar dos atuais 90 dias para 180 dias.

Pelo novo regulamento do Serviço Móvel Pessoal, que ainda será objeto de debate com as operadoras e a sociedade, o consumidor poderá não ficar no prejuízo quando tiver créditos não utilizados após o prazo de seis meses.

A proposta da agência é que até mesmo os créditos que já tiverem perdido a validade (após os seis meses de prazo) possam ser revalidados quando o usuário comprar novo cartão, passando a contar, também para os créditos remanescentes, novo prazo de 180 dias para que eles sejam utilizados.

Hoje, 90 dias depois que os créditos são habilitados no celular, o usuário fica impedido de fazer ligações, mesmo que não tenha gasto todo o valor inserido no celular, mas o celular continua recebendo chamadas.

Após 30 dias, o bloqueio é total, e o aparelho não recebe nem faz ligações. E os créditos não utilizados são perdidos. O documento aprovado pela agência também estabelece regras para o uso de celular em roaming internacional. Esses usuários poderão, por exemplo, ser liberados de utilizar o código de seleção da prestadora de chamadas DDD e DDI.

De acordo com a Anatel, o novo texto fará ainda adequações legais ao regulamento, explicitando a necessidade de manutenção pelas empresas de cadastros de usuários de celulares pré-pagos, o que já está previsto em lei.

Assim como prevê o Código de Defesa do Consumidor, os valores cobrados indevidamente pelas operadoras deverão ser devolvidos aos usuários em dobro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE