PUBLICIDADE

Vacinação contra aftosa termina amanhã em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Chega ao fim, amanhã, o período de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. Com o término, os pecuaristas têm ainda até dia 12 de dezembro (segunda-feira) para comunicar a aplicação das doses junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). O balanço de imunizados deve ser divulgado em seguida mas a estimativa do órgão é atingir cerca de 28 milhões de animais de todas as idades.

A comunicação fora do período pode gerar notificação e multa ao pecuaristas, além da vacinação ocorrer de forma assistida, acompanha por fiscais do Indea. Em Lucas do Rio Verde, o escritório regional acredita em resultados positivos. “Nosso pessoal está percorrendo propriedades, aquelas que foram problemas em etapas anteriores e, também, verificando denúncias, mas está [a campanha] ocorrendo dentro da normalidade. O estoque de vacinas este ano nós não tivemos problemas e acreditamos que devemos atingir os índices”, explicou, ao Só Notícias, o chefe da unidade, Jeferson Cambará. Nesta regional, a estimativa é vacinar cerca de 1,8 milhão de cabeças.

A campanha começou no dia 1º deste mês. Somente em Alta Floresta, por exemplo, a estimativa é atingir cerca de 2,3 milhões. Já em Nova Mutum, 153,5 mil bovinos e bubalinos de todas as idades. Mato Grosso não registra casos da doenças há cerca de 15 anos.

A Febre Aftosa pode atingir além de bovinos e bubalinos, também ovinos, caprinos, cervídeos entre outros. É caracterizado pela formação de vesículas e ulceras na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos. A doença é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água) e animais infectados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas sinopenses iniciam semana com mais de 350 ofertas de empregos

Através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), empresas em...

Matupá ganha 354 novas empresas e Colíder também tem saldo positivo

Matupá segue registrando crescimento empresarial com abertura de novas...
PUBLICIDADE