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Uso do telefone passa ser cobrado por minuto; conta deve ficar até 70% maior

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A partir desta quinta-feira (1º), começou a mudança na cobrança de telefone: em vez de pulsos, o consumidor pagará pelos minutos utilizados. Essa alteração deve resultar em um aumento de 50% a 70% na conta mensal.

A estimativa é do economista Marcos Crivelaro, professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).

A mudança será feita gradativamente até 31 julho. Em São Paulo, por exemplo, ocorrerá em junho. Os usuários devem ser avisados sobre a mudança pelo menos 30 dias antes de sua implementação. Além disso, as concessionárias precisam explicar quais serão as novas regras, a estrutura, a forma de cobrança e o preço das ligações.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferecerá dois produtos: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferecimento Obrigatório (Pasoo).

Em um primeiro momento, todos os telefones irão para o plano básico. “A assinatura dos dois planos terá o mesmo valor. Posteriormente, o usuário poderá aderir ao plano alternativo”, afirmou.

Básico ou alternativo
No caso do plano básico, apenas as chamadas de um minuto ficarão mais baratas que as atuais (uma redução de 30%). O custo mínimo de cada chamada é o equivalente a 30 segundos de conversação e não são cobradas chamadas com duração inferior a 3 segundos. Para quem faz chamadas de até 3 minutos, o melhor plano será o básico. Caso ultrapasse a franquia, o usuário pagará entre R$ 0,06708 e R$ 0,7445 por minuto, dependendo do horário e do dia da ligação.

No plano alternativo, cada vez que o usuário fizer uma chamada pagará o equivalente a quatro minutos de ligação, porém, os valores por minuto são menores do que no plano básico, com tarifas que variam de R$ 0,02549 e R$ 0,02794.

De acordo com o economista, as empresas de telefonia serão obrigadas a fornecer aos usuários o perfil do assinante, especificando o tipo de ligação que fazem e o tempo de duração de cada uma.

Essa informação é importante para que o consumidor saiba em qual plano de franquia ele melhor se encaixa. A maioria das pessoas fala ao telefone fixo de 5 a 12 minutos e, por isso, esse plano é indicado para a maioria dos usuários.

Na ponta do lápis
Para não errar nos cálculos do orçamento, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) fez um estudo das diferenças de preços entre os três planos, minuto a minuto.

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