Deve ser definida nos próximos dias a data da inauguração da usina hidrelétrica Canoa Quebrada, construída no rio Verde, na divisa entre Sorriso e Lucas do Rio Verde. Ela entrou em operação comercial nos últimos dias e já fornece energia para toda a região, principalmente para os dois municípios. A confirmação foi feita pelo diretor Manuel Martins.
Nos últimos meses, a usina operava em caráter experimental já que estavam sendo feitas algumas instalações e ajustes das unidades geradoras, sendo necessárias paradas temporárias para as manutenções. São três turbinas com potência de 28 megawatts.
As obras começaram em 2005. A barragem tem 820 metros de comprimento, 34 metros de altura e duas comportas de controle do excedente de água não utilizada nas turbinas. O reservatório ocupa uma área de 1.050 hectares. A vazão variável de água pode atingir 100 e 250 metros cúbicos por segundo, quando estiver operando com máximo de sua capacidade.
Os investimentos chegaram a R$ 90 milhões. Somente durante a construção gerou cerca de 850 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos.