A Usina Hidrelétrica Sinop, no rio Teles Pires, alcançou novo recorde de geração de energia elétrica, atingindo 252.791,44 MWh. É a primeira vez que a companhia atinge este patamar desde o início da operação comercial, em 2019. O recorde anterior foi em março do ano passado, com 226.604,66 MWh. A marca atual representa um aumento de quase 12%.
O recorde ocorreu logo no início do período de chuvas – que vai de dezembro a maio. “O ano de 2021 foi desafiador e preocupante para o setor de energia por conta da crise hídrica, uma das piores dos últimos 91 anos. Bater o recorde logo no início do período úmido só nos deixa ainda mais otimistas para este ano e confiantes que 2022 será de conquistas positivas para a empresa e, consequentemente, para a população”, analisa, através da assessoria, o diretor-presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha.
Com capacidade instalada de 401,88 MW, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do Estado de Mato Grosso. Os royalties da água estão ligados à produção de energia, calculados e pagos proporcionalmente à geração mensal da usina. Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte são beneficiados pela compensação efetuada.