PUBLICIDADE

Usina Canoa Quebrada em Lucas prepara testes dos geradores

PUBLICIDADE

O diretor de operações da empresa Atiaia Energia, Manuel Gonçalves Martins confirmou, ao Só Notícias, que a primeira turbina da usina hidrelétrica Canoa Quebrada, construída entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, entra em funcionamento no mês que vem.
“A hidrelétrica vai funcionar com potência total somente no mês de dezembro. Nosso cronograma de obras continua sendo executado dentro do previsto”, explicou. Ele salientou ainda que a obra encontra-se em fase de montagem eletromecânica e início dos comissionamentos – fase que antecede os testes dos grupos geradores e demais instalações da usina.

A usina terá três turbinas de 9,33 megawatts e é classificada de pequeno porte. Elas entrarão em funcionamento alternado, tendo em vista que cada uma delas deve passar por uma fase de teste antes de começar a geração de energia. O complexo gerador terá 28 megawatts de potência. O reservatório ocupará uma área de 1.050 hectares e a barragem, com 820 metros de comprimento, tem uma altura de 34 metros e duas comportas de controle do excedente de água não utilizado pelas turbinas.

Quando estiver operando no máximo de sua capacidade, calcula-se que terá uma vazão variável de 100 a 250 metros cúbicos por segundo, dependendo das condições climáticas. A usina terá potência para atender a uma população de 100 mil habitantes. Está localizada a 35 quilômetros da zona urbana de Lucas do Rio Verde, num dos trechos em que o rio Verde serve de divisa com o município de Sorriso. O investimento para implantação foi de aproximadamente R$ 116 milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE