O valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado de Mato Grosso (UPF/MT) para o período de julho a dezembro de 2011 passará de R$ 34,82 para R$ 36,03. A atualização deve-se à variação de 0,01% do IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) no mês de maio de 2011.
O valor da UPF/MT é atualizado semestralmente, nos meses de janeiro e julho de cada ano, com base no IGP-DI, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas no respectivo mês imediatamente anterior, qualquer que seja o seu correspondente período de referência, observada a sua acumulação no semestre considerado.
A UPF/MT serve de base de cálculo de atualização monetária dos débitos fiscais, inclusive dos inscritos em dívida ativa. A alteração do valor da UPF/MT está prevista na Portaria n° 164, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 21 de junho de 2011.
Na mesma Portaria consta tabela com os coeficientes para cálculo da atualização monetária dos débitos fiscais, inclusive os inscritos em dívida ativa, a valer para o período de 1º a 31 de julho de 2011.