A Universidade Federal de Mato Grosso completa, amanhã, 37 anos de fundação. Para marcar a data, desde o dia 22 de novembro uma série de eventos vêm sendo realizados. Hoje, será marcado com a estréia do grupo de teatro da UFMT e, amanhã, com a inauguração de centro de pesquisa e desenvolvimento avícola de Mato Grosso. Funcionará na fazenda experimental da UFMT, em Santo Antônio do Leverger, sob a coordenação do departamento de Zootecnia e Extensão Rural da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.
A UFMT, hoje, está presente em todo o Estado, um território de mais de 900 mil km2, por meio dos campi instalados em Cuiabá, Rondonópolis (Sul), Médio Araguaia, em Pontal do Araguaia (Leste) e Sinop (Norte). A instituição está, também, em quinze pólos de interiorização e em cinco centros regionais de formação a distância. Oferece oitenta cursos de graduação, dezenove cursos de mestrado, dois de doutorado e dezenas de especializações.
Tem 16.159 alunos matriculados na graduação, 848 em cursos de mestrado e doutorado e mais de 2.500 fazendo especialização. Para atender esse universo, conta com 1.083 professores e 1.524 técnicos administrativos. Dos professores, 36 são graduados, 129, especialistas, 434, mestres, 482, doutores e 2, pós-doutores. No último concurso vestibular, foram ofertadas 3.708 vagas para ingresso em 2008, das quais dez fazem parte do Programa de Inclusão Indígena (Proind).