PUBLICIDADE

Tribunal ‘mantém’ cobrança do ICMs sobre conta de energia de empresas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A cobrança do ICMS sobre as tarifas de energia elétrica deve ter por base de cálculo o valor da energia efetivamente consumida. Esse é o entendimento adotado pela Segunda Turma de Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que, em decisão unânime, concedeu segurança ao mandado interposto pela empresa Indústria e Comércio de Madeiras Ferrazo contra a cobrança do imposto sobre a reserva de energia elétrica de demanda contratada imposta pela Secretaria de Estado de Fazenda e pela presidência das Centrais Elétricas Mato-grossenses –Cemat- e determinou que o imposto incida somente sobre a energia efetivamente consumida.

No mandado, a impetrante sustentou que é consumidora de energia elétrica e que a demanda contratada não pode servir de base de cálculo para a incidência do ICMS, pois não há transferência da mercadoria (energia elétrica) pela simples reserva de demanda. Aduziu ainda que o fato gerador do ICMS ocorre somente quando há efetivo consumo de energia elétrica.

. As Centrais Elétricas Mato-grossenses S.A. (Rede Cemat), no mérito, argüiu pela revogação da liminar que fora concedida e pela denegação da segurança, por ausência de direito líquido e certo, “a partir do posicionamento do Fisco Estadual quanto à forma de aplicação do Decreto n° 01/2007, bem como após a realização das alterações de sistema de faturamento, esta concessionária passou a cobrar o ICMS sobre a demanda medida, seja ela maior ou menor que a demanda faturada”.

Já o secretário de Estado de Fazenda defendeu a legalidade da cobrança da demanda reservada e que a base de cálculo para aferição do ICMS deve abranger tanto a energia elétrica efetivamente consumida, quanto a potência elétrica à disposição do consumidor (demanda de potência contratada), nos termos do art. 2°, § 4°, da Lei 7.098/98, que prevê a ocorrência, por vários meios, do fato gerador, inclusive quando ocorre fornecimento ou qualquer outra forma de intervenção onerosa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE