O prefeito de Alta Floresta Asiel Bezerra se reuniu com responsáveis pelo grupo Enel Green Power para debater a construção de três usinas de pequeno porte, com capacidade de produzir até 102 megawatts de energia. De acordo com a assessoria, serão duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH`s) e uma pequena Usina Hidrelétrica (UHE). A construção será no rio Apiacás e as obras estão previstas para iniciarem no segundo semestre deste ano. Os valores dos investimentos não foram informados, nem para quais regiões será comercializada a energia produzida.
O primeiro encontro ocorreu ontem e foram discutidas as obras de compensações devido aos impactos que possivelmente serão causados no município. O prefeito disse que o empreendimento é importantíssimo para a região, mas ressaltou que para a administração pública o impacto acaba sendo negativo porque traz mais problemas.
“A vinda destes empreendimentos traz desenvolvimentos para a região. Tanto é que a energia produzida será consumida aqui. Mas estamos conversando com o grupo da Enel Green Power discutindo as medidas compensatórias, na área social, saúde e educação. Estaremos debatendo outras situações para que o município não venha arcar com os prejuízos futuramente”, esclareceu Asiel.
A assessoria informou que os representantes do grupo Enel Green Power afirmaram que pretendem "unificar as ideias” com o Executivo, pois o empreendimento também visa o desenvolvimento.