Três empresas da iniciativa privada, todas sediadas em Mato Grosso, disputam o direito de administrar a praça de pedágio localizada no trecho que sai do entroncamento da BR-163 em Sorriso sentido a Ipiranga do Norte. A vencedora do certame será responsável por gerir 83,80 km. Este número é a somatória dos 66km existentes entre o trecho Sorriso-Ipiranga, além do segmento rodoviário MT-491 (entroncamento da MT-242 e até o km 17,8).
As propostas foram entregues no último dia 3 para a Secretaria Estadual de Infraestrutura. A Sinfra agora avalia a parte documental e, posteriormente, classificará somente aqueles candidatos que atenderem às exigências do edital. Não há prazo específico para que o vencedor seja conhecido.
Além desta concorrência, outras três estão sendo realizadas. O rito marca a transferência da administração das praças de pedágio para a iniciativa privada.
A de número 26 se refere à praça de pedágio do trecho que sai do entroncamento da BR-163 em Lucas do Rio Verde com destino a Tapurah e aos distritos Groslândia e Ana Terra. A entrega das propostas pelos interessados deve ocorrer até a próxima segunda-feira.
Para a de número 27, que abrange o trecho da MT-242 em Nova Ubiratã sentido Sorriso e ao distrito de Boa Esperança do Norte, a data limite é até a terça-feira (16). Já a de número 28, entroncamento da BR-163 com a MT-235 no município de Nova Mutum até o entroncamento da MT-140 em Santa Rita do Trivelato, dia 17.
O cronograma de recebimento dos envelopes foi adiado pela Sinfra. Anteriormente estavam previstos para ocorrerem entre fevereiro e o início deste mês.
A concessão será válida por 240 meses, contados a partir da data da transferência de controle do sistema existente à concessionária, mediante termo de entrega, e se encerrará com a formalização do respectivo termo de devolução à secretaria.