Três agências bancárias estarão fechadas: HSBC, Unibanco e Real. A confirmação foi feita, há pouco, pelo representante do sindicato dos bancários na região Norte, Marcos Antônio Saltarelli, explicando que a categoria continua aguardando proposta melhor da Fenaban (Federação Nacional dos Bancários) sobre a reivindicação – reajuste salarial de 5% e reposição da inflação em 8%, totalizando os 13% – além de outros assuntos específicos.
As agências do Banco do Brasil funcionam normalmente. “Os bancos no Brasil têm também negociação de comissão interna, acredito que a proposta apresentada não esteja tão ruim para eles”, explicou Saltarelli.
Conforme o sindicalista, a recente proposta apresentada pela federação, 9% de reajuste para quem ganha até R$1,5 mil, 7,5% para as demais faixas salariais e benefícios, teria o intuito de separar a categoria, entre novatos e os bancários que já atuam na área há mais tempo, enfraquecendo assim, o movimento.
A greve, iniciada dia 8, deve continuar hoje também na capital, Várzea Grande e Rondonópolis. Em Sinop, a paralisação é parcial. O manifesto começou na quinta-feira (9), quando os bancários não trabalharam, porém alguns retornaram a atender na sexta. Na segunda (13), apenas HSBC, Itaú e Unibanco não abriram. Entre terça e quinta, o atendimento foi normalizado. Na sexta, quatro bancos estavam fechados.
Nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta, por exemplo, não houve adesão e os bancários trabalham normalmente.