PUBLICIDADE

Transformação na estrutura da Sefaz é elogiada por entidades

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Fazenda está empenhada em melhorar o atendimento aos contribuintes e, para isso, vem promovendo uma série de transformações dentro da pasta. Nesta semana, as mudanças foram comunicadas aos sindicatos, associações e entidades de classe por meio de uma carta assinada pelo secretário Paulo Brustolin, que também fez questão de encaminhar lista com todos os contatos dos secretários adjuntos. A iniciativa recebeu elogios dos dirigentes das entidades.

A primeira mudança trata-se da criação das secretarias adjuntas de Atendimento ao Cliente e a Executiva (Saac e Saex), sendo que ambas visam intensificar o atendimento aos cidadãos e aos grandes contribuintes do Estado. A Saac é conduzida pelo servidor Carlos Daniel Barão, enquanto a Saex é comandada pela servidora Maria Célia de Oliveira Pereira.

Além disso, o Call Center e a Ouvidoria da Sefaz estão sendo reestruturados com a finalidade de funcionarem diretamente ligadas ao gabinete do secretário. “Estamos nos empenhando e trabalhando intensamente para que a Sefaz tenha uma nova postura frente ao contribuinte. Neste mês trouxemos a Procuradoria Fiscal para dentro da Secretaria de Fazenda e acreditamos que nos próximos 90 dias o contribuinte já sinta facilidade em acessar os serviços, especialmente para emitir certidões”, destacou Brustolin na carta.

O presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindalcool/MT), Piero Parini, elogiou a criação das novas secretarias adjuntas e garantiu que um espaço específico para atender os contribuintes dentro da Sefaz era uma demanda antiga das entidades de classe.

“Nós parabenizamos a decisão e sensibilidade do governador Pedro Taques em entender essa real necessidade e também o secretário Paulo Brustolin por ter enxergado a importância dessa iniciativa. Ganha a sociedade econômica e organizada, o governo e a comunidade como um todo, porque isso permitirá o encurtamento das distâncias das decisões com qualidade e eficiência”.

O diretor executivo da entidade, Jorge dos Santos, ressaltou ainda que, mais do que trazer o contribuinte para dentro da secretaria, a nova administração da Sefaz acertou na escolha dos secretários adjuntos. “São pessoas que sabem se relacionar com o contribuinte, que se posicionam e que têm capacidade de atender bem”.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT), Silvia Cavalcante, avaliou que a divisão de tarefas é excelente e adiantou que a categoria está ansiosa pelas melhorias que as mudanças trarão. “A descentralização facilita o trabalho dos operadores da contabilidade, pois somos os usuários mais frequentes dos serviços da Sefaz e queremos contribuir com as duas secretarias. Ter uma secretaria focada nos clientes pode representar avanços positivos para todos”.

O presidente da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), Paulo Gasparoto, também considerou as mudanças positivas para o setor em que atua. “Nós vemos que a criação das duas secretarias vai proporcionar uma nova visão do contribuinte com relação à Sefaz. Hoje a grande demanda é por parte das micro e pequenas empresas que vinham se sentindo abandonadas, uma vez que grande parte das empresas é do interior do Estado, onde não encontravam meios de serem atendidas”.

Gasparoto acredita, ainda, que com a nova estrutura da Sefaz, o Estado criará um novo ambiente para o desenvolvimento e sustentabilidade das empresas e seus negócios. “O Governo está de parabéns pela iniciativa, se preocupando com o contribuinte. Também quero destacar a escolha da Maria Célia para conduzir a Secretaria Adjunta Executiva. Ela tem a aceitação de todos os contribuintes por sua capacidade de atender com qualidade e eficiência e pelos serviços prestados com excelências às empresas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nota MT beneficia mais de 159 mil contribuintes com desconto no IPVA

Os proprietários de veículos mato-grossenses que participam do Nota...

Sorriso fecha ano com mais de 4,4 mil novas empresas

Sorriso ganhou 4.499 novas empresas, de janeiro a novembro,...

Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro...
PUBLICIDADE