A proposta do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC – incluindo Sorriso, Itanhangá e Ipiranga do Norte no traçado da BR-242, será debatida hoje, durante uma audiência na Assembléia Legislativa, com participação de autoridades e lideranças de todo o Estado.
Inicialmente, o traçado previsto pelo PAC liga Ribeirão Cascalheira a Sorriso, sendo que um trecho coincide com a MT-242. A cobrança da região é que este trajeto, bem como o percurso entre Sorriso e Juína, seja incluído ao projeto e federalizado. Sendo assim, a rodovia passaria pelos municípios de Ipiranga no Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Brasnorte e Juína, até a BR-174, viabilizando outra rota para escoamento, via Rondônia, desonerando o custo com transporte.
A pavimentação de 465 quilômetros da rodovia está prevista no PAC para ser executada entre 2008 e 2011, orçada em R$ 550 milhões. Uma comissão Pró BR-242, formada por lideranças políticas, empresarias e sociais do médio-norte mato-grossense, foi formada para intermediar as negociações.
O deputado José Domingos, que está intermediando as discussões, destacou que assim como outras audiências já realizadas em Sorriso, Itanhangá e Brasnorte, visa fortalecer as propostas da região e as cobranças junto ao DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes.
Foram convidados o governador Blairo Maggi, senadores, deputados federais e estaduais, representantes do DNIT, e outras lideranças.