quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Trabalhadores estão fazendo protesto no Ibama em Sinop

PUBLICIDADE

Começam em Sinop os protestos contra o Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente- devido a lentidão do órgão em liberar planos de manejo florestal para as indústrias madeireiras retirarem toras e trabalhararem normalmente.
O presidente do SITICOM – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário da região Norte- Vilmar Galvão, colocou uma maca e deitou-se, em frente a Gerência do Ibama em Sinop, na rua das Castanheiras-centro.

Desde às 04:00hs, ele permanece no local para chamar a atenção da direção nacional do órgão sobre o crescente desemprego de trabalhadores do setor madeireiro. A maca onde está o sindicalista foi coberta por um lençol retratando a ” morte” de milhares de postos de trabalho nas indústrias madeireiras. Só em Junho e Julho, depois que foi desencadeada a Operação Curupira- foram duas mil demissões no setor.

“Este protesto é apenas uma das atividades que faremos esta semana para chamar a atenção da direção do Ibama para que se sensibilize com o desemprego e que sejam liberados os planos de manejo para as madeireiras consigam extrair matéria prima, voltarem a funcionar normalmente e pararem de demitir”, explicou ao Só Notícias, agora há pouco, o secretário do Siticom, Eder Pecini.

Planos de manejo
Os planos de manejo florestal são obrigatórios para que as indústrias madeireiras possam retirar toras de determinadas áreas. Sem os planos, as empresas não podem extrair matéria prima. Há mais de 60 dias que a maioria das indústrias madeireiras de Sinop teve a produção comprometida por falta de matéria prima. Algumas estão paradas. As demissões foram inevitáveis, bem como o cumprimento de contratos com fornecedores.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...

Design sinopense tem projeção internacional e é destaque na revista Exame

O design sinopense Airon Martin está vivendo um dos...
PUBLICIDADE