PUBLICIDADE

Testes em arroz Curinga mostram resistência a pragas em Sinop

PUBLICIDADE

Testes desenvolvidos pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) na variedade do arroz BRS Curinga, comprovaram o bom desempenho da planta e a resistência ao ataque de pragas, doenças e ao acamamento. Um experimento da cultivar apresentou uma produtividade média de 3 mil quilos por hectare.

A variedade é recomendada para plantio em condições de terras altas e várzeas. Pelos testes, a equipe visa a incrementação e aperfeiçoamento do material nas condições edafoclimáticas de Sinop. O plantio foi feito no mês de dezembro passado. Também foram testadas as cultivares do arroz BRS Primavera, Best 2000 e Cirad 141. A produtividade obtida nas três de 2.775, 2.177 e 2.667 quilos por hectare, respectivamente.

Uma das alternativas buscadas por muitos produtores da região está sendo a diversificação das variedades na safra. Segundo estudos feito pela empresa Agro Norte Pesquisa e Sementes, diante das atuais condições do Estado, o ideal é utilizar três variedades durante uma mesma safra.

Pelo escalonamento da produção, a alternativa seria entrar com a BRS Primavera no início de outubro. Logo após, na segunda quinzena de outubro, passar à BRS Curinga, e, da segunda quinzena de novembro à primeira quinzena de dezembro, adotar a Cirad 141. Outro fator que é necessário levar em consideração é a verticalização das culturas dentro da mesma propriedade, com a rotação de outras plantações.

O cuidado primordial é saber a hora de plantar. Na safra 2005/06, a variedade Cirad 141 vinha ocupando amplo espaço no segmento arrozeiro mato-grossense, mas, por motivos técnicos, apresentou classificação inadequada e assustou os produtores. A cultivar foi praticamente banida das plantações.

Já a variedade do arroz BRS Primavera, que tem um bom desempenho no grão, teve queda na produtividade, influenciada por problemas climáticos e de sanidade. A BRS Curinga foi lançada pela Embrapa Arroz e Feijão e pode apresentar produtividade média de 4,4 mil quilos por hectare em áreas de várzea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE