A primeira carga frigorífica da empresa Standart embarcada no terminal ferroviário em Alto Taquari, a 460 quilômetros de Cuiabá, neste sábado, inaugura um novo marco nas exportações de Mato Grosso. O líder operacional, Sebastião Borges Araujo Júnior, disse que está contratado o transporte de 400 "containers" por mês para levar cargas da Sadia. “A expectativa é que até o fim deste ano estejamos transportando 700 "containers" mensalmente”, ressalta.
“A máquina utilizada para colocar os "containers" nos vagões também é a primeira a chegar em Mato Grosso”, apontou o o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, que participou da solenidade deste primeiro embarque de carne em Alto Taquari.
Desenvolvimento. É isso que a ferrovia trouxe para a região. “A ampliação dos terminais aquece a economia e gera emprego e renda para o município”, ressalta Nadaf. “Além disso, é importante destacar que com este terminal, Alto Taquari passa a fazer parte da nova rota de exportação da carne mato-grossense”, complementa.
A cada dia que passa, novos projetos são implantados no Terminal Ferroviário de Alto Taquari. A Cosan, distribuidora de combustíveis, apresentou ao secretário Nadaf um projeto de expansão que prevê a instalação de mais nove tanques, com capacidade para armazenar 20 milhões de litros de combustível. “Começaremos a implantação desta nova fase em 2011 e devemos concluí-la em dois anos”, destaca o gerente de Desenvolvimento de negócios da Cosan, Nilton Maristany Gabardo.
Atualmente, o terminal é um vai e vem de profissionais e, especialmente, de vagões. O supervisor José Antônio Ferreira diz que emprega 20 empregos no terminal que supervisiona. Enfatiza que a capacidade de armazenagem é de pelo menos 20 milhões de litros de combustíveis. Atualmente, ele recebe e distribui para todo o Mato Grosso álcool, diesel, gasolina e B-100. “Nossa expectativa é ampliar o armazenamento”, destaca.