Os matogrossenses que ainda não retiraram o abono salarial (Pis/Pasep) referente ao exercício 2009/10, têm até a próxima quarta-feira para fazer o saque, que corresponde a um salário mínimo (R$ 510). O dinheiro dever ser retirado nas agências da Caixa Econômica (PIS) e Banco do Brasil (Pasep). Em todo o Estado são 208.870 mil habilitados para ganhar o benefício, mas não há um balanço de quantos retiraram, até agora.
Nesta semana, o Ministério do Trabalho voltou a alertar os beneficiários para a reta final do prazo. Têm direito todos os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) e no de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado com carteira assinada, pelo menos 30 dias, do ano-base (2008) e recebido, em média, dois salários mínimos de remuneração mensal.
Com o término do atual exercício, o Ministério do Trabalho já está organizando o processo de pagamento do abono salarial 2010/11, cujo calendário foi aprovado no mês passado e os pagamentos iniciam em agosto. Neste exercício, a previsão é que, no país, 18,4 milhões de trabalhadores sejam identificados na Rais 2009 e, que aproximadamente R$ 9,3 bilhões sejam disponibilizados para o pagamento.