Com 235 reclamações e pedidos de providências, uma empresa de telefonia foi a líder no número de reclamações no órgão de defesa do consumidor -Procon- de Sinop. Um balanço apresentado pelo órgão de defesa do consumidor aponta que foram totalizadas 1.740 reclamações – sobre diversas questões- em Sinop, no ano passado. O mês com maior número de registros foi novembro, em que foram 200 reclamações. Seguido de abril com 189.
Pelo balanço a empresa de telefonia representa 13% das reclamações de clientes, que contestam cobranças indevidas. Em segundo lugar na insatisfação dos consumidores com os serviços, representando 5%, está uma concessionária de energia, seguida de uma empresa de aparelhos celulares, com 4,6% das reclamações.
Outras empresas que também tiveram seus nomes nas listas de contestações estão de telefonia celular, bancos, empresas de eletrodomésticos, financiadoras, entre outras. Três empresas de eletrodomésticos de Sinop receberam 47 reclamações, 2,7% do total.
Só Notícias apurou que muitos casos que são encaminhados no Procon são resolvidos na hora, por meio de orientações. Outros podem levar um mês, ou mais. Há processos em que são realizadas audiências entre consumidor e empresa, para que possam fazer um acordo.