A telefonia, tanto móvel como fixa, liderou o ranking de reclamações realizadas na Coordenaria de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon), da maior cidade da região Norte nos seis primeiros meses do ano. Ao todo, foram 462 denúncias contra as empresas, motivadas por problemas na troca de aparelhos, defeitos, entre outras circunstâncias.
O setor de eletrodomésticos apareceu na vice-liderança, com 378 relatos. Ano passado, por exemplo, representou 26,23% do total, correspondendo ao maior volume de denúncias. A telefonia, por sua vez, aparecia logo em seguida.
De acordo com o levantamento, entre janeiro a junho deste ano as instituições financeiras (bancos, de cartões de crédito, financiadoras) com 206 reclamações, distribuidora de energia, com 55, e administradoras de consórcio e venda de veículos, 52, ocuparam a terceira, quarta e quinta posições respectivamente.
Segundo o Procon, levando-se em conta ainda outros procedimentos administrativos computados no semestre, foram efetuadas 1.379 reclamações, sendo o maior número em abril, com 268. Janeiro somou 241. Em fevereiro, outras 234. Março, 230, junho 206 e maio 2008.