A telefonia, tanto fixa quanto móvel, liderou o ranking de reclamações no Procon, no período entre 1° de setembro de 2009 até 31 de agosto deste ano. Dados divulgados pelo órgão de defesa do consumidor destacam que a empresa de telefonia fixa e de ceular liderou a relação, com 91 reclamações feitas por clientes descontentes com os serviços prestados pela operadora.
Entre as principais reclamações feitas pelos clientes estão os casos de cobrança indevida/abusiva, relações com processo de rescisão contratual, recusa injustificada em prestar serviços, serviço não fornecido (entrega, instalação ou não cumprimento da oferta), publicidade enganosa e outros.
Na “vice liderança” está outra empresa de telefonia com 26 reclamações, semelhantes ao primeiro caso. Já a concessionária de energia do Estado aparece em em terceiro com 22 queixas. A lista, com as dez principais empresas, é composta ainda lojas de móveis, eletroeletrônicos e bancos.
De acordo com o Procon, durante o período 420 reclamações contra empresas de diferentes segmentos foram fundamentadas (registradas) no órgão de defesa ao consumidor. Deste número, 229 foram atendidas e tiveram solução já outras 191 não obtiveram solução.
Os números podem ser conferidos pelo consumidor por meio do site do Procon.