O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Neldo Egon Weirich, recebeu a adida Agrícola da Embaixada dos Estados Unidos que prepara a visita do embaixador que tratará de parcerias com Mato Grosso. O representante de Conjuntura dos EUA, Curt Reynolds, também participou e foi debatida a produção agrícola no Estado sobre as culturas de soja, milho, algodão e um panorama dos investimentos na agricultura familiar. Foram apresentadas as atividades e projetos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) – como os projetos de regularização fundiária de famílias de pequenos produtores – e as ações do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) sendo reforçado que, há mais de uma década, o Estado não tem foco de febre aftosa.
O secretário Neldo Weirich detalhou programas como o MT-Floresta, incentivo ao desenvolvimento da fruticultura, agroindústrias e do trabalho feito junto ás famílias de pequenos produtores da agricultura familiar.
Durante toda a semana eles vão conhecer a realidade da agricultura no Estado. Nesta quarta-feira, estarão em Sorriso e Lucas do Rio Verde, quinta em Canarana e, na sexta-feira, voltam para Cuiabá, onde serão recebidos por diretores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja).