PUBLICIDADE

Teca Jovem para ser nova alternativa de matéria prima para madeireiras em MT

PUBLICIDADE

A indústria madeireira de Mato Grosso poderá experimentar novos negócios com a produção da teca jovem. A madeira, que é extraída normalmente com 25 anos, abre espaço para o produto cujo manejo é feito entre os cinco e 15 anos após o plantio e vem sendo utilizado na produção móveis, painéis, objetos de arte e decoração. O novo nicho de mercado será mais detalhado durante seminário, agendado para o dia cinco de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, promovido pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta). O presidente da entidade, Luiz César Lino de Oliveira, afirma que o cultivo da teca em Mato Grosso é recente, mas vem crescendo em torno de 10% a cada ano.

Oliveira diz que nos últimos 10 anos é que a produção foi intensificada e que são aproximadamente 100 produtores no Estado, incluindo os pequenos agricultores. Filiados à associação são 15 empresas, que conforme ele, detêm 70% da produção estadual. "A produção está crescendo e temos que mostrar à indústria esta alternativa de produto, que já é utilizada em todo o Brasil, mas que aqui era pouco conhecida".

Dados da associação mostram que a produção anual em Mato Grosso é de cerca de 900 mil metros metros cúbicos (m3) de madeira por ano, cultivados em 60 mil hectares. A cultura se adaptou bem ao clima e solo mato-grossense, no entanto, as indústrias se voltavam mais para a madeira adulta (colhida com 25 anos), mas que agora a tendência é avançar, explorando melhor a teca jovem. "É um mercado potencial e que dará lucro para os produtores. E vamos tentar mostrar isso para eles no seminário", prevê ao acrescentar que em um único hectare podem ser plantadas 1,2 mil árvores (em um espaçamento de 3m x 3m) e que a cada cinco anos são desbastadas, ou seja, parte da população é retirada e beneficiada, para dar mais espaço às árvores que continuam crescendo.

O evento – O seminário "O potencial da teca jovem" contará com palestras e também vai proporcionar aos participantes a visitação a estandes de empresas produtoras de teca, entre 4 a 7 de junho, com show room da variedade de utilização da teca em móveis, painéis, objetos de madeira, entre outros. O evento acontecerá durante todo o dia e faz parte da programação do 10º Encontro de Reflorestadores de Mato Grosso, durante a Confortex 2009.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE