PUBLICIDADE

Taxa Selic deve subir para 13% até o final do ano

PUBLICIDADE

O ex-deputado e ex-ministro da Fazenda Delfim Netto previu que, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), amanhã e quarta-feira (10), a taxa básica de juros (Selic) será elevada em 0,75 ponto percentual. Com isso, a Selic atingiria 13,75% ao ano.

“Depois da queda de braço entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central”, disse Delfim, a taxa deve ter elevação idêntica à da última reunião. A projeção dele é igual à dos analistas de mercado consultados semanalmente pelo Banco Central, e divulgada no Boletim Focus, que foi divulgado hoje.

Apesar disso, em vista do quadro da economia interna, Delfim vê um quadro de acomodação, levando em conta que a inflação é um “fenômeno planetário”. O deputado não acredita na possibilidade de haver um excesso de demanda de produção interna.

Em relação ao câmbio, Delfim Netto disse que o real deveria até se valorizar em relação ao dólar porque, do ponto de vista da economia interna, o país tem boas reservas – hoje estimadas em US$ 200 bilhões – e isso garante equilíbrio na balança de pagamentos.

O deputado participa do seminário Desenvolvimento Econômico: Crescimento com Distribuição de Renda, realizado pelo Ministério da Fazenda em comemoração aos 200 anos da pasta. Vários ex-ministros participam do evento, que vai até amanhã (9). Eles foram convidados para fazer uma retrospectiva de sua gestão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE