As tarifas do Serviço de Água e Esgoto (SAE) devem ser reajustadas este ano em Sinop. O diretor do SAE, Hildebrando França, explicou que o percentual poderá variar de 8 a 10%. A data ainda não foi definida. O diretor disse que, de acordo com o regulamento, as tarifas podem ser reajustadas todos os anos. O último foi em janeiro de 2005.
“Para definir o percentual serão analisados todos os índices que influenciam nos custos para o SAE, como aumento de salários, de energia, nos preços dos produtos químicos utilizados, equipamentos”, relatou Hildebrando, em entrevista ao Só Notícias. Ele que a taxa mínima de consumo hoje em Sinop é de R$ 10,20. “Há municípios do Mato Grosso que a taxa mínima chega a R$ 12,80”, salientou
Mas Hildebrando ressalta que no momento as prioridades estão sendo as modificações necessárias para a transferência para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES), que foi aprovado e sancionado em dezembro, pela lei 892/2005.
“Estamos trabalhando no novo organograma, nas nomenclaturas das funções e estamos concluindo o novo regimento do SAAES, para apresentarmos ao prefeito e legalizar a autarquia”, explicou. “Acredito que até março estaremos caminhando administrativamente e economicamente com as próprias pernas”, enfatizou.
Conforme Hildebrando, ainda não foi definido se será realizado um novo concurso para a formação do quadro funcional da nova autarquia ou se serão transferidos os servidores municipais que já atuam no SAE. “Um novo concurso para cargos de carreira pode trazer alguns prejuízos por causa da demora, já que leva de 04 a 05 meses”, acrescenta.
Atualmente, o efetivo é de 26 servidores. Com a transferência serão necessários, no mínimo, mais quatro para atuar na área jurídica e contábil. Uma das vantagens da nova autarquia, segundo o diretor, será na agilidade em solucionar problemas e nas portarias, “já que não vai ser necessário passar por secretarias”, salienta.