O encontro sobre o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), hoje, no Palácio Paiaguás, reuniu autoridades de Mato Grosso e de outros estados da região para debaterem questões como investimentos nos setores rural e empresarial. As discussões foram tema da segunda reunião do Comitê de Articulação das Secretarias de Estado da Área de Atuação da Sudeco (Case).
O governador Pedro Taques e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, participaram do evento em que foram discutidas estratégias de promoção de investimentos na região Centro-Oeste e ainda foi proposto um debate sobre a criação de uma Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai). Também foram discutidos critérios de aplicação dos recursos destinados ao custeio de atividades em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de interesse do desenvolvimento regional.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, esta reunião é fundamental para conhecer experiências positivas dos estados da região Centro Oeste. “Aqui nós conhecemos o que os Estados estão fazendo de positivo, sabemos dos casos de sucesso e vamos unificar o discurso. Discutimos hoje sobre projetos para mostrar as potencialidades do Centro Oeste para Investidores”, afirmou.
O governador Pedro Taques participou da reunião e disse que busca a maior participação de Mato Grosso no FCO. “Conversamos com várias cooperativas e buscamos mais participação no FCO. Nosso governo é um governo comprometido com determinadas mudanças e estas mudanças nós vamos concretizar”.
O Case tem o objetivo de propiciar a cooperação mútua entre os entes federados da área de atuação da Sudeco, visando à realização de ações afins; estimular a formação de parcerias destinadas à implementação de programas e projetos de interesse estratégico para o desenvolvimento regional e local, além de discutir prioridades para aplicação de recursos.
“Essa reunião permitirá o fortalecimento e a consolidação da parceria entre o Governo Federal e os Governos dos Estados da Região com o objetivo de promover um maior intercâmbio de informações e articular ações de facilitação de investimentos produtivos no Centro-Oeste, o que poderá ocorrer por meio da Renai”, declarou o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila.