O governador Pedro Taques comemorou o resultado do Boletim Focus, do Banco Central, que apresentou saldo positivo de empregos em Mato Grosso e analisa que a crise econômica que assola o país não atingiu o agronegócio e os 43 municípios produtores elevaram os índices de empregabilidade no Estado. Até setembro, foram gerados 10.698 empregos formais.
Taques afirmou que a economia de Mato Grosso deve crescer até dezembro, mesmo diante da retração nacional do Produto Interno Bruto (PIB) e analisa que um dos entraves para o crescimento do país, a retração da economia da China, não deve abalar as commodities exportadas pelo Estado. O governador afirmou que os produtos mais atingidos com a crise na China são os Estados produtores de minérios. “Mato Grosso chegará a um PIB de 2,8% a 2,9%, enquanto o Brasil terá resultado negativo neste ano e no próximo”, reiterou.
O chefe do Executivo destacou o esforço do Estado no trabalho em ajudar o cidadão a encontrar um emprego. O governador lembrou que o programa Emprega Rede levou o Estado a intermediar mais de 2.000 vagas de empregos que serão gerados com a inauguração do Várzea Grande Shopping. Os selecionados participarão de cursos no Senai para iniciar o trabalho com a qualificação ideal.
A assessoria do governo estadual aponta ainda que Mato Grosso tem se destacado no país como um Estado que está conseguindo manter o nível de oferta de emprego relativamente estável neste ano de 2015 em que o destaque é para a crise econômica nacional. De janeiro a setembro de 2015, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Mato Grosso registrou um saldo positivo de 10.698 empregos, conforme Só Notícias já informou. Foram 310.210 contratações ante 299.512 demissões.