Os supermercados de Mato Grosso encerraram o primeiro semestre com aumento de 3% nas vendas em relação ao mesmo intervalo de 2008. Mesmo com a crise financeira, que abalou diversos segmentos econômicos sobretudo a agricultura, estes estabelecimentos acumulam altas sucessivas este ano e a perspectiva é que o segundo semestre seja ainda melhor. A Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat) projeta uma expansão de 5% no fechamento de 2009 ante o ano anterior.
Apesar do incremento na comercialização no semestre, os números estaduais estão um pouco abaixo do obtido no país. Levantamento da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), divulgado nesta quarta-feira (29) aponta um crescimento de 5,27% nas vendas de janeiro a junho na comparação com o mesmo período de 2008. A entidade avalia que as vendas no período estão em um patamar elevado, já que o cenário atual é de recuperação econômica e que o resultado do setor supermercadista é motivado pela prioridade de compras estabelecida pelos brasileiros, que está sendo por alimentos.
Se a análise for feita sobre junho isoladamente, na comparação com igual mês do ano anterior, o diretor da Asmat, Altair Magalhães, afirma que as vendas em Mato Grosso ficaram nos mesmos patamares do registrado no semestre (3%), mas ele explica que poucas empresas do setor repassam o resultado das vendas à entidade. No Brasil, de acordo com números da Abras, o mês de junho também apresentou resultado acima do mato-grossense, com vendas 4,83% maiores em relação ao sexto mês de 2008. Os índices da associação são deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Desempenho negativo – Já na comparação de junho com maio (2009) a variação está 5,59% negativa. Para a Abras, a queda está ligada ao calendário dos respectivos meses. Em maio foram cinco fins de semana enquanto que no mês seguinte foram apenas quatro. "Sem contar que maio tem 31 dias e junho 30. Os fins de semana pesam bastante nas vendas e um sábado a menos reflete em desempenho menor", considera Magalhães.
Otimismo – No mês passado, durante a 29ª Exposição e Encontro do Centro-Oeste de Supermercados (Expo-Ecos), o presidente da Abras, Sussumu Honda, disse que as vendas estavam superando as expectativas e que a projeção para o segundo semestre seria reavaliada. Na revisão, a projeção passou de 2,5% para 4,5% de crescimento nas vendas para este ano, isso porque os indicadores macroeconômicos do país têm melhorado.