Suinocultores de Lucas do Rio Verde participam hoje do primeiro evento técnico Elanco MT, que vai discutir as perspectivas para o mercado da carne suína. Durante o encontro que acontecerá em um hotel da cidade a partir das 14 horas, os produtores vão debater o atual cenário da atividade suinícola na região e também algumas doenças que acometem nas granjas.
O palestrante Jandir Pilotto vai apresentar a associação entre a circuvirose e as doenças respiratórias e entéricas. A circuvirose é um problema que pode acometer leitões na fase inicial, de crescimento e terminação, e seu tratamento é realizado através de medicação e vacinação para os agentes secundários, associado a medidas de melhorias na biossegurança e ambiência.
Algumas doenças respiratórias e entéricas tem registrado aumento no número de casos e necessita de orientação. O uso de medicação por tentativa, sem orientação, associado a falta diagnóstico correto, faz que o suinocultor não obtenha o melhor resultado ou se conforte com um baixo desempenho dos animais.
Os debates visam auxiliar os produtores que atuam na atividade para atenderem as exigências do mercado. A expansão da atividade suinícola em Lucas do Rio Verde, devido a instalação de uma indústria de alimentos, também vai exigir a profissionalização do setor.
A partir de 2007 a indústria vai abater cerca de 1,5 mil suínos por dia. A capacidade de abate até 2009 deverá triplicar, além do abate de aves, que devem atingir 500 mil aves por dia.