PUBLICIDADE

Sudeco e empresa começam articular início de obras da ferrovia estadual Rondonópolis-Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria - atualizada 09:43h em 1/12)

Diretores da superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e da empresa Rumo estiveram reunidos hoje para dar sequência às articulações visando iniciar as obras da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso. De acordo com o projeto, serão implantados 730 quilômetros de linha férrea no estado, que ligarão Rondonópolis a Cuiabá, e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, e o diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos, Cesar Lima, conversaram com os gerentes executivos da Rumo, Emanoel Tavares Júnior e Paulo Belém, além dos integrantes Adi-Maciel e Gabriel Leite. Não foi divulgado quando as obras devem iniciar e o andamento das etapas dos procedimentos para obtenção de licenças na esfera federal.

A empresa prevê concluir as obras dos trilhos e terminal de cargas em Cuiabá em 2025, em Nova Mutum em 2027, e em Lucas do Rio Verde em 2028. A empresa fará a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da ferrovia por 45 anos. Estudos da empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

A Sudeco apontou, no entanto, que, com a implantação da ferrovia, Mato Grosso se tornará mais competitivo, com maior capacidade de escoamento dos produtos do agronegócio e redução dos custos do frete e do transporte. De acordo com o governo do estado, pelo menos 27 municípios próximos ao traçado da linha férrea devem ser beneficiados diretamente com a obra.

O contrato para construção da rodovia foi assinado em setembro, pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). A previsão é que o licenciamento ambiental seja concluído em seis meses. Em seguida, a empresa tem mais seis para iniciar as obras, com isso, a previsão é que o empreendimento comece no segundo semestre de 2022. O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para construir os trilhos, os terminais e trilhos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Preso policial militar acusado de atirar na cabeça de motorista de aplicativo em Mato Grosso

A Polícia Civil cumpriu, hoje, mandado de prisão temporária,...

PM Ambiental apreende pescado e aplica mais de R$ 5 mil em multas em Mato Grossso

Durante ações da Operação Fauna/Piracema, realizadas ontem, a equipe...
PUBLICIDADE