A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste fará, nesta 4ª feira, o Seminário Perspectivas para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira – Arco Central, em Cuiabá, com objetivo de aproximar a Sudeco de outros órgãos, públicos e privados, que têm interesse no desenvolvimento da Faixa de Fronteira e atuação nos níveis federal, estadual e municipal.
A iniciativa visa também debater as diversas perspectivas sobre como desenvolver a região da Faixa de Fronteira, produzindo ideias inovadoras e possibilitando a troca de informações e experiências. Haverá duas mesas de debate. Uma com o tema "os desafios e perspectivas para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira" e outra sobre "os arranjos institucionais e o papel do Ministério da Integração Nacional e suas vinculadas".
A Faixa de Fronteira abrange todos os municípios que estejam até 150 km de distância da linha de fronteira do Brasil. É considerada fundamental para defesa do território nacional, bem como um ponto estratégico para contato com outros países. Recentemente, passou a ser um foco de desenvolvimento territorial, após ser colocada como espaço prioritário de desenvolvimento pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).