PUBLICIDADE

STF derruba obrigatoriedade de empresas de Mato Grosso pagarem a Tacin

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Supremo Tribunal Federal acolheu recurso da Federação das Indústrias de Mato Grosso e, por unanimidade, excluiu a exigência do pagamento da Taxa de Segurança Contra Incêndio (Tacin) por parte de centenas de indústrias no Estado. A decisão atende aos embargos de divergência do mandado de segurança coletivo e possibilita o ressarcimento dos valores pagos desde 2016.

Também por conta de ação da Fiemt, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso havia suspendido a cobrança e, agora, a decisão do STF beneficia todas as indústrias sindicalizadas e autoriza a restituição dos valores pagos nos últimos cinco anos.

Como não há previsão na legislação estadual para devolução dos valores pagos pelas empresas, a Fiemt orienta que ingressem com pedido ao Judiciário. Em caso de micro e pequenas empresas, a ação pode ser ingressada no Juizado Especial, que tem mais agilidade.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, expôs que a entidade defende a “legalidade, que as empresas possam operar com toda a segurança. Mas, não é possível, num ambiente já de tantos impostos e taxas, como nós temos no país, concordar com a criação de uma taxa que não tem a legalidade na sua origem. E, a mais alta corte do país confirmou esse entendimento”, comemora, através da assessoria.

O valor da Tacin varia de uma indústria ou empresa para outra e é calculado anualmente de acordo com o nível de risco da atividade empresarial. Dependendo da natureza do empreendimento, chega a dezenas de milhares de reais – e vinha sendo cobrada mesmo das empresas que possuem sistemas robustos de prevenção e combate a incêndios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso suspeito de enganar mulheres em MT para se prostituírem no Pará

Polícia Civil cumpriu, ontem, um mandado de prisão preventiva...

Consumidores podem renegociar dívidas em atraso no Mutirão Nacional até dia 30

O Procon-MT informou que está participando do Mutirão Nacional...
PUBLICIDADE