Amanhã é dia de mobilização estadual dos produtores de Mato Grosso que cobrarão do Governo Federal medidas para o setor agrícola sair da crise iniciada ano passado. Os agricultores produziram relativamente bem mas os preços de soja, arroz, milho e algodão estão baixos e a maioria dos agricultores não conseguirá saldar dívidas do plantio. Na época do plantio, os agricultores pagavam insumos e outros produtos com dólar cotado a R$ 3,10. Hoje, vendem a produção com dólar a R$ 2,39.
Mato Grosso é campeão nacional na produção de soja e algodão. O Nortão é responsável por aproximadamente 50% da produção estadual. Amanhã, os agricultores voltam a protestar e farão o movimento “SOS Rural”.
No Nortão, os protestos estarão concentrados em Sinop e Sorriso. Em Sinop, vão se concentrar também os produtores dos municípios de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Vera, Cláudia, Santa Carmem, Tabaporã, Feliz Natal e União do Sul e o tráfego na BR-163 será bloqqueado por tempo indeterminado.
Em Sorriso, estarão os produtores rurais de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Tapurah e Itanhangá.
Ontem, em Lucas do Rio Verde, os agricultores se reuniram, no Sindicato Rural, e definiram que estarão bloqueando a BR-163, em Sorriso, a partir das 07:30hs.
Os agricultores estão reivindicando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador para refinanciamento do agronegócio mato-grossense, visando a manutenção dos empregos no campo,
novos rumos da política monetária nacional, diminuição da carga tributária, melhoria da logística para escoamento da produção, liberação dos genéricos (defensivos) para o agronegócio brasileiro. “Vamos também deixar claro para a opinião pública nossa visão sobre a política ambiental”, explicou ao Só Notícias/Agronotícias, o presidente do Sindicato Rural de Lucas, Helmute Lawisch. “Os agricultores estarão mostrando para o governo que, se as reivindicações não forem atendidas, o colapso na agricultura é inevitável”, afirmou.
O governador Blairo Maggi e o presidente da Famato, Homero Pereira, estarão reforçando o protesto em Sorriso. Blairo deve seguir a Sinop, por volta do meio-dia, onde também participará do manifesto dos produtores no Pólo Sinop.
Em todo o Estado os produtores reuniram-se por pólos: Sorriso, Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alto Araguaia, Barra do Garças, Primavera do Leste e Cuiabá