As vendas no comércio sorrisense tiveram retração de 2% no primeiro semestre, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial (ACES). O presidente da entidade, Plínio Ficagna, disse, ao Só Notícias, que em alguns segmentos, como o de revenda de veículos, o índice negativo foi bem maior, ficando entre 10% e 12%.
De janeiro a junho, o grande número de feriados e a realização da Copa do Mundo influenciaram bastante para essa queda nas vendas do comércio varejista. Para o próximo semestre, o presidente não acredita que haverá alta nas vendas. “Ou as vendas vão se manter estáveis ou vão cair ainda mais. Acredito que nossos empresários vão manter a cautela e também não farão grandes investimentos”.
Segundo ele, os indicadores apontaram queda no número de inclusões no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e aumento no número de exclusões. O que significa que muitos consumidores conseguiram regularizar e quitar seus débitos, saindo da lista suja do crédito e poucos foram incluídos.
“Isso se deve também a um aumento nas compras com cartão de crédito, além do consumidor ter mais acesso a linhas de crédito para compra de móveis e eletrodomésticos, por exemplo”, explicou Ficagna.
A ACES conta com 750 associados.