O novo secretário de Indústria e Comércio, Claudio Zancanaro, disse que uma das prioridades será definir mecanismos para que agricultores e empresários de Sorriso invistam na industrialização da soja fazendo com que a principal matéria prima produzida no município seja transformada em alimentos, aumentando o faturamento dos sojicultores e gerando mais empregos. “Somos muito competitivos neste setor. Se nossa soja não for industrializada aqui, será feita em outros Estados. Não tem muito o que inventar. Se não for industrializada, vai ser transportada in natura para os mercados interno e externo. Temos condições de viabilizar a industrialização. É claro que nem todos vão transformar soja em farelo, mas temos condições de viabilizar outros produtos, disse Zancanaro, ao Só Notícias.
“Acredito muito no potencial dos agricultores, dos empresários que já estão instalados em Sorriso e podem expandir seus negócios. Muitos ainda não se atentaram para esta vertente de negócios. Temos farta matéria prima, sem custos de fretes e o próprio produtor tem potencial para esta industrialização”, acrescentou.
O secretário disse que o primeiro passo para viabilizar alternativas de industrialização da soja em Sorriso (campeão brasileiro em produção de soja) será fazer um estudo detalhado do que poderá ser produzido, os investimentos necessários para cada atividade, orientar para linhas de financiamentos disponíveis e proporcionar assistência técnica. Zancanaro disse que também serão feitos estudos de viabilidade para investimentos nos setores de avicultura, produção de ovos, leiteiro, dentre outros para viabilizar mais empresas no município.
Ele disse que, paralelamente a este trabalho, a secretaria vai estar em busca de atrair indústrias e empresas para Sorriso. “Queremos ter mecanismos para fortalecer as empresas já instaladas aqui e atrair mais investimentos no nosso município”, concluiu.