sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sorriso registra redução de 20% nas exportações mas se mantém líder em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Enquanto Mato Grosso aumentou o valor de exportação em quase 10% nos cinco primeiros meses de 2018 numa comparação com o mesmo período do ano passado, conforme Só Notícias já mostrou, em Sorriso o volume de vendas caiu 20% no período. De janeiro a maio deste ano, os números do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que os produtores de Sorriso comercializaram U$ 545 milhões com outros países. Nesta mesma época do ano passado o valor era de U$ 685 milhões.

A redução das vendas impactou diretamente na balança comercial, mesmo com a diminuição de 43% nas importações. Até maio, o saldo da balança é de U$ 492,8 milhões, contra os U$ 592,8 milhões do ano passado. Só o saldo é maior do que as vendas deste ano.

O economista e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Feliciano Azuaga, explica que a redução de exportação não representa, necessariamente, uma queda de produção, o que, de fato, não houve em Sorriso. “Isso pode ser explicado com uma representação contábil ou, mais provavelmente, pelo aumento do consumo interno. Os produtos podem ter ido para atender uma esmagadora dentro do Brasil, por exemplo”, avalia.

Parte da redução pode ser explicada pelo mercado Chinês, que, mesmo reduzindo as compras em 45%, ainda responde por 51% das negociações externas feitas por Sorriso. Apesar do crescimento nos mercados iranianos, espanhol e tailandês, o volume não é suficiente para repor as perdas chinesas.

Quase a totalidade das vendas de Sorriso é de grãos. A soja tem 72% da participação, o milho responde por 23% e a diferença é de produtos derivados da soja.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE