quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso reduz exportações e mantém vice-liderança no ranking estadual de exportadores

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

As exportações em Sorriso continuam em queda e os produtores locais registram uma retração de 28,7% no primeiro bimestre de 2021 comparado com o período passado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Neste ano, as vendas atingiram U$ 156 milhões. No primeiro bimestre de 2020 o valor era de 219 milhões.

Os números atuais colocam Sorriso como o segundo município de Mato Grosso que mais exporta. O posto que historicamente era ocupado pela Capital do Agronegócio agora é de Rondonópolis, no sul do Estado. Mesmo assim os números de Sorriso são significativos e representam 7,4% de tudo que o estado envia para o mercado externo.
Na outra ponta, as importações cresceram 22% em Sorriso no período e saltaram de U$ 55 milhões nos dois primeiros meses de 2020 para 67 milhões no bimestre atual. Somadas as vendas com as compras, o saldo da balança comercial ainda é superavitário em U$ 89 milhões, valor bem abaixo dos períodos anteriores.
Mesmo com redução das compras, a China é o destino de 50% das vendas sorrisenses neste bimestre. O percentual é o dobro do final do ano passado, o que representa que a exportação do município perdeu diversificação e passou a se concentrar em menos destinos. Egito, República Dominicana, Turquia e Argélia fecham a lista dos cinco maiores parceiros comerciais.

Eles compraram soja (62%), milho (32%), algodão (2,8%), derivados de soja (2,1%) e carnes em valores percentuais abaixo de 1.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sinop contratam 111 funcionários e salários chegam até R$ 3,5 mil

Empresas de Sinop admitem 111 novos funcionários com auxílio...

Sinop registra novo mês com mais de 31 mil passageiros no aeroporto

O aeroporto João Batista Figueiredo em Sinop registrou no...

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...
PUBLICIDADE