O órgão de defesa do consumidor sorrisense está encerrando o ano com aproximadamente 9 mil atendimentos. A média é de aproximadamente 40 pessoas atendidas por dia. 40% das reclamações são dos serviços essenciais, como água, luz e telefone. O coordenador administrativo, Adriano Bedin, explicou, ao Só Notícias, que o número de casos solucionados chega a 90%. “O objetivo não é penalizar e, sim, negociar. Sempre entramos em contato com a empresa, para facilitar o acordo e na maioria dos casos dá resultado”, detalhou. Adriano fez balanço positivo do número de reclamações comparado ao número de casos solucionados. “Apenas 3% das reclamações vão para o juizado especial”, destacou.
Em segundo lugar no ranking das queixas dos consumidores aparecem os produtos com defeitos, como os eletrodomésticos. Em seguida os serviços financeiros. “Nós atuamos principalmente na negociação de dívidas. Tentamos minimizar ao máximo as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras”, acrescentou o coordenador.
Segundo o coordenador, a maioria dos reclamantes procura o Procon cerca de 30 dias após constarem alguma falha, defeito ou ficarem insatisfeitos com determinados serviços. “O consumidor tenta resolver sozinho, mas quando vê que não teve resultado procura o Procon. O ideal é resolver o quanto antes”, orientou.